ter. mar 19th, 2019

“Vocês vão ter que me engolir!”

Foto: Lucas Figeiredo/CBF
Zagallo, ao lado da jornalista Fernanda Gentil, da Rede Globo

Kleber Vieira

Foto: Lucas Figeiredo/CBF

Nunca uma frase dita no passado foi tão atual. Na noite da premiação dos destaques do Campeonato Brasileiro, o grande homenageado foi o treinador mais vitorioso do País: Mário Jorge Lobo Zagallo.

Assim, além de valorizar um dos treinadores que mais dirigiu a Seleção Brasileira e detentor de quatro títulos mundiais, um vice-campeonato e uma medalha de bronze olímpica, com a ‘equipe canarinho’, a CBF mostra que é preciso estudar um pouco de história, pois o Brasil, não só é o maior vencedor de Copas do Mundo, mas o País onde o futebol produz muito mais talentos do que pensam os que nasceram ontem (ou anteontem).

Único tetracampeão mundial de futebol, Zagallo ficou marcado, também pela célebre frase “vocês vão ter que me engolir”, dita logo após a conquista da Copa América de 1997, na Bolívia.

Contestado, apontado como ultrapassado – a imprensa fazia ‘cavadinha’ para Vanderlei Luxemburgo dirigir a Seleção -, o Velho Lobo esbravejou com os jornalistas, pouco antes de subir ao pódio e levantar, com justiça, a taça ao lado de seus jogadores.

Foi noite de, literalmente, ‘engolir’ e aplaudir este ícone do futebol mundial, muito respeitado no exterior, mas pouco valorizado por aqui.

Jô, craque!?

Artilheiro tudo bem. O corintiano Jô mostrou eficiência, ao marcar 18 gols e se sagrar artilheiro do Brasileirão, ao lado do ‘Ceifador’ Henrique Dourado. Mas daí a dizer que foi o craque do Campeonato vai um pouco de exagero, pelo menos no meu ponto de vista.

Houve jogadores que se destacaram muito mais e que mereciam esse troféu. Resultado, o atacante levou três taças para sua galeria. Uma certa rede de televisão anda forçando a barra para ele ser o convocado de Tite, para a reserva de Gabriel Jesus, na Copa da Rússia.

O treinador até o conhece, pois o dirigiu no Timão, porém, a concorrência direta não deixa barato. Roberto Firmino, do Liverpool, fez dois gols, na vitória sobre o Brighton, pelo Campeonato Inglês, atingindo a expressiva marca de 101 gols na carreira, 34 deles só pelos Reds. Te cuida, Jô!

Porco! Porco!

O campeão brasileiro foi o Corinthians, mas o primeiro lugar do ranking da CBF, divulgado hoje é o… Palmeiras (Ô, meu!). O Curingão campeão só aparece em sexto, atrás de Cruzeiro, Grêmio, Santos e Atlético-MG, para a alegria do pessoal do ‘Alianz’. Como diria Robin, o Menino Prodígio, “Santa Rivalidade, Batman!”

Dos cariocas, o mais bem colocado e o Flamengo, em sétimo, lugar, com o Botafogo em oitavo. Fluminense e Vasco vêm, respectivamente, em 12º e 13º.

E por falar em Flamengo, amanhã… olho na telinha (para quem não conseguiu passagem para Avellaneda. É noite de decisão, no primeiro jogo da Copa Sul-Americana, às 21h45 (Eita, horariozinho ingrato!).

Quem é Flamengo aêê!? Nem sei por que perguntei… vai todo mundo ver mesmo, nem que seja para secar. Toc, toc, toc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *