ter. mar 19th, 2019

Tempestade tropical Kai Tak se formou hoje no Mar das Filipinas

Kai Tak surge com ventos de 65 km/h

Samantha Hennzell

Tempestade tropical Kai Tak se formou hoje (14), por volta das 10h (horário de Brasília), no Mar das Filipinas, com ventos sustentados de até 65 km/h, e deve se manter nessas condições até o dia 16 de dezembro, quando a velocidade dos ventos cairá para 57 km/h.

A rota do Kai Tak está prevista para cruzar a região central das Filipinas, podendo se dissipar no dia 19 próximo a Ilha Palawan, no Mar de Sulu, entre a Malásia e as Filipinas, com ventos abaixo de 50 km/h, mas as condições podem mudar repentinamente.

Tufão Nock-Ten foi o último em 2016 a deixar vítimas fatais

Apesar do devastador ciclone Hato ter se originado nas Filipinas, em agosto de 2017, não deixou vítimas fatais no país.  Porém, causou a morte de 12 pessoas nas regiões administrativas de Macau e Hong Kong, na China.

Quatro meses antes da formação do Harto, as Filipinas não tiveram a mesma sorte com a passagem do Nock-Ten, que atingiu Manila, a capital filipina, no domingo de Natal, 25 de dezembro de 2016, deixando a região sem energia elétrica durante todo o dia, e se tornou ainda mais mortífero no dia seguinte, devastando grandes áreas do país por consequências dos ventos de mais de 130 km/h e rajadas de 215 Km/h. Ao menos seis pessoas morreram e mais de 380 mil ficaram desabrigadas.

Segundo autoridades locais, os serviços no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino tiveram que ser interrompidos e cerca de 300 voos domésticos e internacionais foram cancelados. De acordo com a Aviação Civil, pelo menos 60 mil pessoas foram afetadas.  A Marinha filipina informou que o tufão também afetou o transporte marítimo, e deixou cerca de 12 mil passageiros sem locomoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *