ter. mar 19th, 2019

PM soma como educação no Rio de Janeiro

UPP Fazendinha oferece aulas de reforço escolar para moradores do Complexo do Alemão

Policiais da UPP dão aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes do 1° ao 6° ano

Foto: PMERJ

Marcela Marques 

O projeto ‘Reforçando o Futuro’, oferece aulas de reforço escolar em uma escola da rede municipal que atende crianças e adolescentes do 1° ao 6° ano, oriundas do Complexo de Favelas do Alemão. O foco da inciativa, que retomou suas atividades esta semana, está na alfabetização, língua portuguesa e matemática.

A idade varia de 6 a 14 anos, e vem especialmente das comunidades da Fazendinha e Nova Brasília. A principal função do projeto, além do próprio reforço escolar, é desmistificar a figura do policial que entra na favela para “matar”.

Logo no primeiro dia de aula, ministradas por policiais da UPP Fazendinha, as crianças têm um primeiro impacto, alguns ficam assustados, outros desconfiados, mas todos com o mesmo pensamento: – O que um policial está fazendo aqui?

–  Explico como é ser policial militar, o que é a Policia Militar, e porquê estou ali. Aos poucos eles vão se interessando pela minha “visão” de polícia, e o mais importante, eles entendem que estou ali porque acredito neles” –  conta o pm Macksan Pereira.

Ainda de acordo com ele, as crianças da comunidade são carentes, mas não é só de bens, e sim carência de amor, atenção, e até de disciplina e regras. No projeto eles se sentem importantes.

A UPP trouxe o conceito de polícia de proximidade, e com essa proximidade é possível alcançar muitos pais e responsáveis, conversando, quebrando pré-conceitos demostrando empatia e que todos têm um intuito: a paz que eles tanto anseiam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *